Thursday 26 March 2020

Um Festchrift Póstumo em memória de Carlos Serra


Não se deixa para amanhã o que se pode fazer hoje, diz o provérbio. No lugar de um obituário, em memória do Sociólogo Carlos Serra, falecido  aos 72, este deveria ser um texto em celebração dos 70 aniversário de Carlos Serra completos em 2018. O livro não nasceu ontem, Serra partiu hoje!A homenagem ao mais fecundo sociólogo de Moçambique estava a ser preparada pela Associação Moçambicana de Sociologia (A.M.S), mas  não viu a luz do dia até que a luz reluzente do nosso sociólogo-mor se apagou. Resta um FESCTCHRIFT, póstumo, por vir, porque morreu o homem, mas ficou obra do Sociólogo! A mentalidade Sociológica, tão cara à Serra, perdeu um combatente, mas não o combate. Serra se foi, mas deixou-nos o testemunho.   FESTSCHRIFT é um termo que tem uma longa tradição na academia e remonta há vários  séculos. O termo é alemão e significa literalmente um "volume de celebração".  Um Festschrift é considerado uma realização académica significativa e muitas vezes é um sinal importante de reconhecimento no estabelecimento de uma determinada disciplina académica. Carlos Serra é indubitavelmente um marco indelével na história da formação do pensamento sociológico em  Moçambique, e do mundo. A  sua  obra  é  de  valor  inestimável. Não vou ensaiar aqui um resumo de mais de 50 obras. Basta referir que nenhum sociólogo, digno desse título, o poderá ser sem ter lido “Combates Pela Mentalidade Sociológica” nos seus dois Volumes. Não se diz sobre o obra de Carlos Serra, estuda-se, pois, em si, acabou se constituindo como um objecto de estudo.

 A  sociologia  em  Moçambique, como forma de pensamento,  disciplina e profissão,  é  bastante  incipiente. Pode-se dizer  que tem quase a idade de Moçambique enquanto  país independente. Como  uma  ciência  social auto-reflexiva,  a  sociologia  no nosso país está  em  permanente  devir e  regista marcos históricos  de relevo. Um marco histórico na  constituição  do  pensamento sociológico, mas   também  da  institucionalização  da  disciplina  científica  e profissão, é sem dúvidas a obra de Carlos Serra. Serra se foi, mas fica um  dos principais precursores e  fundadores do  pensamento, da mentalidade, da disciplina e da profissão Sociológica no nosso pais.

Pela Mentalidade Sociológica- A Luta Continua!
Descase em Paz, Pai da Sociologia Moçambicana

Patrício Langa
Sociólogo e
Presidente da Associação Moçambicana de Sociologia


Leia aqui a Homenagem feita pelo Jornal Electrónico Carta Mz ao Sociólogo-Mor de Moçambique:
  
https://cartamz.com/index.php/politica/item/4756-obituario-carlos-serra-1941-2020-morreu-o-sociologo-que-produziu-a-sociedade-mocambicana

No comments:

Post a Comment