Sunday 17 June 2012

PRIMEIRA CONFERÊNCIA NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO MOÇAMBICANA DE SOCIOLOGIA

7 e 8 de NOVEMBRO 2012, MAPUTO

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Uma das principais apostas da Associação Moçambicana de Sociologia (A.M.S), desde a sua fundação, continua a ser a consolidação da sua institucionalização enquanto entidade representativa da nossa categoria profissional e disciplinar. A A.M.S com muita dificuldade, mas com maior vontade, tem levado a cabo actividades diversas com intuito de trazer a família da sociologia Moçambicana a reflectir sobre o seu percurso, e desafios do futuro. A A.M.S já realizou várias iniciativas académicas tais como, palestras, aulas públicas e seminários.

Este ano a A.M.S pretende realizar a sua primeira conferência nacional. A primeira conferência nacional, como o próprio nome sugere, será o primeiro evento nacional que congregará estudantes, docentes, investigadores e o público em geral para discutir o estado de arte da sociologia em Moçambique.  

O alcance das acções da A.M.S passam pela implementação, num trabalho continuado, de novas ideias, acompanhadas por um forte investimento na sua realização, necessária para a consolidação da nossa identidade disciplinar e profissional. A criação da Revista Moçambicana de Sociologia (RMS), do prémio “Mentalidade Sociológica”, para o melhor trabalho de dissertação em sociologia, a institucionalização das aulas públicas, o lançamento do Boletim de Sociologia, a criação do web site e de uma base de dados dos sociólogos em Moçambique e de suas teses e dissertações, para citar alguns projectos, constituem o desiderato da actual direcção da A.M.S.

A A.M.S pugna por uma constante comunicação com os diversos parceiros, através dos limitados meios de que dispõe. O trabalho que a A.M.S desenvolve é feito por voluntários que não tem recebido nenhum tipo de gratificação a não ser a satisfação de contribuir para o desenvolvimento da sociologia em Moçambique. Neste trabalho voluntário que a A.M.S tem levado a cabo deparamos com muitos que nos encorajam, e poucos que fazem. Com muitos que criticam, e poucos que ajudam. Com muitos que exigem e poucos que contribuem. Enfim, estas adversidades demostram o estágio actual do associativismo na nossa actividade. Não obstante, estamos convencidos da nobreza da causa que abraçamos e por isso continuamos firmes na nossa missão.

Com as acções que desenvolvemos, esperamos dar o nosso contributo nos desafios para o desenvolvimento da sociologia em Moçambique. Junte-se a nós, inscreva-se na A.M.S e participe da primeira conferência nacional de sociologia.

Prof Doutor Patrício Vitornino Langa




No comments:

Post a Comment