Thursday 27 October 2011

Por uma sociologia sem fronteiras_Texto & Fotos


O Prof. Luis de Brito, investigador do IESE, proferiu no dia 12 de Outubro, a Primeira Aula Pública de Sociologia, na Faculdade de Medicina, dissertando sobre o tema “Por uma Sociologia sem Fronteiras” (pdf). Estiveram presentes neste evento, organizado pela Associação Moçambicana de Sociologia, académicos, estudantes, membros associados e convidados. (veja as fotos)

Friday 14 October 2011

AGRADECIMENTO

Prezados membros e simpatizantes da A.M.S
A direcção da A.M.S vem por este meio agradecer a vossa presença, maciça, na Primeira Aula Pública de Sociologia (A.P.S), e na cerimónia de homenagem ao Professor Luís de Brito, que decorreu na Sala Magna da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane no do 12 de Outubro de 2011 das 14 as 17h. A vossa presença foi digna do nosso maior apreço e contribui de forma incomensurável para o sucesso do evento. Como podereis imaginar, preparar um evento daquela envergadura requereu um esforço logístico titânico.
Gostaríamos de aproveitar esta ocasião para exortar aos membros e simpatizantes a regularizarem as suas quotas. Poderão fazê-lo através da conta da A.M.S no BCI: 30482930. Informamos também que a versão escrita e revista da aula será publicada em forma de livro para a sua disseminação. Os membros com quotas regularizadas terão acesso ao livro com um preço bonificado.
A A.M.S através da sua direcção tem estado a receber cumprimentos, elogios e até sugestões de várias individualidades pela iniciativa. Sentimo-nos bastante lisonjeados e encorajados pelo gesto. Gostaríamos, entretanto, de sugerir que aquelas pessoas que ainda estiverem interessadas em fazer algum tipo de comentário, sugestão, crítica e ou elogio o façam através do seguinte endereço, sociologia.mocambicana@gmail.com.
 Se acharem que o  comentário pode ser partilhado por todos então poderão solicitar a sua publicação no blog da A.M.S, sociologia-mocambicana.blogspot.com
Melhores cumprimentos,
A Direcção da A.M.S





Tuesday 4 October 2011

Primeira Aula Pública de Sociologia da A.M.S

Breve Nota Explicativa da APS
Por Uma Sociologia Sem Fronteiras é o título da primeira aula pública de sociologia A.P.S﴿, da Associação Moçambicana de Sociologia A.M.S﴿, a ser proferida pelo Prof. Luís de Brito, no dia 12 de Outubro de 2011, na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane. A direcção da A.M.S tem a honra e o prazer de convidar a comunidade de sociólogos, de/em Moçambique, académicos das diversas áreas disciplinares, políticos, a sociedade civil, e o publico em geral a participar desde evento inédito e singular na incipiente historia da sociologia no país. Jamais nos anais da história da sociologia em Moçambique teve lugar um evento análogo. Por esta razão, este momento carrega consigo um significado especial e singular para a A.M.S.
 O que é a A.P.S da A.M.S?
A APS é uma iniciativa da direcção máxima da A.M.S que procura reconhecer e distinguir publicamente individualidades e/ou entidades nacionais e/ou estrangeiras que se tenham destacado ao contribuir para o desenvolvimento da sociologia. A ideia principal é convidar um académico de reconhecido mérito na sociologia ou áreas afins à partilhar a sua formulação sociológica de um problema específico da disciplina ou identificado em torno de um tema. A aula pública, portanto, vai ser um evento público onde o orador convidado aborda os aspectos centrais da sua investigação sobre determinado assunto. Por norma, será dada preferência à sociólogos moçambicanos como forma de divulgar sua pesquisa e ideias à um público mais alargado.
Quem é Luís de Brito?                  
Conhecido pelos seus alunos simplesmente por professor Luís de Brito, Luís Manuel Cerqueira de Brito nasceu em Moçambique e concluiu seu bacharelato em História na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, em 1976. Neste mesmo ano, iniciou sua carreira académica integrando a equipe de pesquisadores que criou o Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. Simultaneamente à pesquisa, especializou-se em Estudos de Desenvolvimento no Centro de Estudos Africanos, obtendo seu diploma em 1981. No ano de 1992, concluiu seu PhD na Université de Paris VIII. Actualmente é pesquisador permanente do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) de Moçambique. Para saber mais sobre o nosso orador siga a seguinte hiperligação,

Primeira Aula Pública de Sociologia da A.M.S 12/10/21011