Thursday 7 July 2011

AMS_EVENTOS

No âmbito do seu projecto “círculo de Sociologia” a Associação Moçambicana de Sociologia (A.M.S) convida a todos os seus membros e o público em geral a participar de um evento a ter lugar no dia 14 de Julho de 2011, pelas 14:30horas, no auditório da Biblioteca Central Brazão Mazula, campus universitário da Universidade Eduardo Mondlane localizada no .

O que é o círculo de sociologia?

O círculo de sociologia é uma iniciativa da direcção da A.M.S que visa juntar a comunidade de sociólogos e interessados num momento de “reflexividade”. A reflexividade é entendida, aqui, como a capacidade de indivíduos dialogarem com a sua própria sociedade. Eles interrogam a sociedade em que vivem; a sociedade coloca-lhes também questões. Nesse intercâmbio, os indivíduos transformam a sociedade e ela também os transforma. A sociologia, como ciência, exprime a reflexividade. É com base neste pressuposto simples da reflexividade que a A.M.S achou importante iniciar um círculo de interrogação sociológica da nossa sociedade. Acontece, porém, que a nossa sociedade não é uma entidade isolada. A prática da sociologia idem. Por isso, a perspectiva comparativa, o trazer olhares de fora sobre a nossa realidade e sobre outras realidades é um acto necessário e privilegiado.
O círculo de sociologia é portanto aberto à todas as pessoas interessadas na sociologia como um momento reflexivo.
Melhores cumprimentos
A direcção da A.M.S 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
Na próxima semana a A.M.S vai ter a honra de receber a visita de dois sociólogos Brasileiros. Trata-se dos Professores:

Remo Mutzenberg
Linhas de Pesquisa: Cultura Política, Identidades Coletivas e Representações Sociais; Teoria e Pensamento Social

Interesses: Discurso, Movimentos sociais, Democracia, Cidadania.



Professora Eliane Veras Soares
Linhas de Pesquisa: Cultura Política, Identidades Colectivas e Representações Sociais; Teoria e Pensamento Social.
Interesses: Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Pensamento Social no Brasil. No momento desenvolve pesquisa sobre os países africanos de língua portuguesa com ênfase no pensamento social e nas literatura africanas.

No âmbito da visita os dois professores vão proferir duas palestras. Exortamos a todos os membros e interessados a participarem dos dois eventos. Será uma oportunidade não só para debater assuntos de interesse comum, mas para estabelecer redes académicas. Como podereis notar, os temas das comunicações são bastante interessasntes e actuais.
TEMA I
"Dilemas intelectuais na América Latina: Florestan Fernandes e a sociologia no Brasil" -
ELIANE VERAS SOARES.
TEMA II
"Movimentos sociais e democracia: sentidos e perspectivas contemporâneas" -
REMO MUTZENBERG
Não FALTE e ajude-nos a divulgar.